Estratégia de Negócio > DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

GRI 103-1,102-2, 416-1

A vocação do Brasil na produção e no fornecimento de commodities agrícolas para a indústria mundial movimenta duas linhas de produtos nas quais a Kepler Weber tem forte atuação: armazenagem de grãos e movimentação de granéis sólidos. 

O agronegócio possui uma importante participação no PIB brasileiro, na ordem de 22%. Em 2019, 689 milhões de toneladas de granéis sólidos foram transportadas pelos portos brasileiros. A Kepler Weber se posiciona estrategicamente para acompanhar o crescimento do setor pós-colheita.

O governo já sinalizou um compromisso com as melhorias estruturais e conjunturais para sustentar o crescimento da economia brasileira. Acesso às linhas especiais de crédito para o setor agrícola devem sanar o déficit de armazenagem estática de 33%. A infraestrutura portuária, fundamental para garantir o escoamento da produção agrícola, deve receber investimentos privados com a divulgação do planejamento de concessões previstas ao longo de 2020 e 2021.

PRODUTOS E SERVIÇOS

A Kepler Weber atua no segmento de pós-colheita e seu portfólio contempla três segmentos com diversificação entre produtos e serviços. Esta classificação é comercial, uma vez que a companhia considera todas as suas operações como um mesmo segmento operacional no tocante às decisões sobre alocações de recursos e avaliação de desempenho.

  • Desenvolvidos com tecnologia brasileira, os sistemas de armazenagem abrangem todos os processos, garantindo a máxima integridade dos grãos para qualquer porte de produção. São soluções customizadas, apresentadas em linhas completas de silos, secadores, máquinas de limpeza e pré-limpeza e transportadores de grãos agrícolas.

    Sistema de armazenagem de grãos

  • Os equipamentos desta linha foram projetados para o transporte de alta capacidade de granéis vegetais. São utilizados em terminais portuários, marítimos e fluviais ou, ainda, em aplicações sob condições severas.

    Bahia, Brasil. Movimentação de granéis

     

  • Baseada no princípio de atendimento customizado, a Kepler Weber oferece suporte em pós-venda, com assistência técnica e peças de reposição, contando com um departamento exclusivo para o atender o consumidor do Brasil e do exterior.  Entre os serviços oferecidos estão manutenções preventivas e corretivas, além de reforma de equipamentos. A Kepler Weber é a única empresa neste segmento que tem um departamento estruturado e especializado para esta modalidade de atendimento.

    Atendimento customizado e pós-venda

Critérios internacionais de saúde e segurança

GRI 103-2, 103-3, 416-1

No Brasil, as máquinas e os equipamentos destinados aos sistemas de armazenagem e beneficiamento de grãos não contam com Normas Técnicas. Para suprir esta lacuna, a Kepler Weber mantém como diretriz a busca de critérios internacionais. A companhia está comprometida em oferecer produtos de alto desempenho e confiança, também no tocante às premissas de segurança. 

Na etapa de projetos, são realizados estudos técnicos para dimensionar os elementos estruturais com a determinação de resistências. Para o desenvolvimento do corpo dos silos são seguidas as normas internacionais AISI S100-12 e AISC S360-10. Para a determinação das pressões, devido ao produto armazenado, utiliza-se a norma ANSI/ASAE EP 433:1991 (reaffirmed 2011). Nos caos não totalmente contemplados por essas, é aplicada a norma europeia EN 1991-4:2006 (E).

Ainda não foi estabelecida uma política para sistematizar e abranger as questões relacionadas aos impactos socioambientais de seus produtos ao longo de todo o ciclo de vida, tendo em vista que a maior parte ocorre fora da operação da Kepler Weber. A área de Engenharia de Produtos dimensiona os projetos para atender às demandas conforme a destinação, mas a partir da entrega e instalação, possíveis impactos sociais e ambientais – assim como a longevidade do equipamento – dependem da correta operação e de manutenções regulares, sob as quais a companhia não tem ingerência.

  • Com uma extensa gama de produtos, a estratégia de inovação está alinhada à busca de alto desempenho na operação e no atendimento aos requisitos legais no âmbito ambiental, bem como oferecer soluções digitais e online. Em alguns casos, este processo trouxe um incremento adicional na performance dos produtos em relação à eficiência energética.

    Na linha de armazenagem, um novo sistema de retenção de partículas está em desenvolvimento. O objetivo é eliminar a emissão de particulados ao meio ambiente, proporcionando melhores condições dos equipamentos instalados próximos aos centros urbanos.

    Outra inovação em andamento está nos estudos de redução do consumo de energia, por meio do controle da biomassa para fornalhas, o que poderá gerar uma redução de até 40% no consumo. Esta inovação tem impacto positivo também para a saúde dos trabalhadores expostos a condições de elevadas temperaturas.

Envolvimento de clientes aumenta a assertividade na inovação

A marca Kepler Weber consolidou sua trajetória em 95 anos de inovação e qualidade no mercado de armazenagem. Mantém válidos os registros perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que lhe garante exclusividade no uso do nome comercial.

Em 2018, adotou a metodologia Lean também para o desenvolvimento de produtos, visando à centralidade no usuário final. Assim, envolveu stakeholders estratégicos, como fornecedores e clientes, em etapas cruciais de prototipação e testes, aumentando o engajamento e a assertividade dos projetos.

Esta estratégia apoiou, em 2019, o lançamento da plataforma IoT Sync. Por meio dela, são aplicadas soluções inovadoras de automação para a armazenagem de grãos. A gestão online de sistemas de armazenagem traz maior confiança e agilidade à gestão. Também combate o desperdício, seja de energia ou de materiais, e otimiza a atividade humana. O monitoramento remoto diminui ainda a demanda de deslocamentos para o controle das unidades e, indiretamente, contribui com a redução de emissões de gases de efeito estufa.

  • Esta tecnologia permite que os equipamentos instalados em uma unidade de armazenagem (transportadores, secadores de grãos, máquinas de limpeza, silos de armazenagem, sensores e softwares de automação) gerem informações em tempo real.  A visualização dos KPI’s está disponível para acesso em qualquer dispositivo móvel, apoiando a tomada de decisão em tempo real.

  • Este produto incorpora um sistema de microchip no interior do silo, assegurando maior precisão na leitura das temperaturas internas. Foi desenvolvido com a mais alta tecnologia para silos de armazenagem. A termometria digital da Kepler Weber é modular. Além disso, todas as versões permitem sincronização com o portal KW CLOUD.