Governança Corporativa > Estrutura de governança

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

GRI 102-18, 102-22, 102-23, 102-24, 102-25, 102-26, 102-27, 102-28, 102-29, 102-30

O Grupo Kepler Weber aplica as melhores práticas de governança corporativa na condução de seus negócios para gerar valor aos acionistas e demais partes interessadas. Listada no segmento tradicional da B3, adota todas as obrigações previstas para esta listagem. Além disso, a administração colegiada promove uma cultura organizacional pautada na ética e integridade. O Conselho de Administração (CA) é apoiado pelo Conselho Fiscal e pela Diretoria Executiva.

O Conselho de Administração (CA) é o mais alto órgão de governança. Ele aprova as políticas de acordo com os interesses de longo prazo da companhia, bem como os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade. A companhia ainda não passou por um processo de revisão do planejamento estratégico no tocante às questões econômicas, sociais e ambientais, contudo, vem avançando para isso, principalmente no âmbito operacional. GRI-102-29

Em 2019 foi aprovada a Política do Sistema de Gestão Integrada (SGI), visando dar maior suporte aos conselheiros e à Diretoria na tomada de decisão. Apoiada nas melhores práticas de gestão, essa Política posiciona a organização frente aos aspectos fundamentais para a operação, tais como: qualidade sobre processos, produtos e serviços; gestão ambiental; e compromisso com o bem-estar e a segurança de seus colaboradores. GRI-102-30

Composição do Conselho de Administração

A composição do CA é de, no mínimo, sete e, no máximo, nove membros titulares. São eleitos em Assembleia Geral, por meio de um processo de votação, no qual os acionistas indicam seus representantes para mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. A companhia não aplica critérios relacionados à diversidade na seleção desses membros.

O presidente e o vice-presidente do Conselho de Administração são escolhidos pelo próprio órgão. Em linha com as melhores práticas, os cargos de presidente do Conselho de Administração e do diretor-presidente, ou principal executivo, não são ocupados pela mesma pessoa. GRI 102-23

Entre dezembro de 2019 e maio de 2020, o Grupo Kepler Weber passou por uma mudança em sua estrutura de Conselho de Administração. Os conselheiros não têm outras atribuições ou cargos dentro da companhia. Veja abaixo as mudanças na composição.

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2/03/2020 CARGO
Marcelo Guimarães Lopo Lima Presidente
Julio Cesar de Toledo Piza Neto Vice-presidente
José Pais Rangel Conselheiro
Maria Gustava Brochado Heller Britto Conselheira
Rafael Maisonnave Conselheiro
Camilo Buzzi Conselheiro

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 13/12/2019 CARGO
Fernando Florêncio Campos * Presidente
José Pais Rangel Vice-presidente
Antônio Sérgio Riede Conselheiro
Maria Gustava Brochado Heller Britto Conselheira
Carlos da Costa Parcias Junior Conselheiro
Valmir Pedro Rossi Conselheiro
Julio Cesar de Toledo Piza Neto Conselheiro

* Apresentada renúncia em 11/11/2019

  • Compete ao Conselho de Administração definir as estratégias de negócios, considerando os impactos das atividades na sociedade e no meio ambiente. Tem como objetivos a longevidade do Grupo Kepler Weber e a criação de valor no longo prazo. Não fazem parte das atribuições expressas em Estatuto Social as aprovações da missão e dos valores da companhia.

    O Conselho de Administração monitora mensalmente os indicadores de desempenho da companhia, assim como aprova, a cada ano, o escopo de atividades de auditoria interna. Em 2019, compreendeu os ciclos de vendas, compras, montagem, gestão de pessoas, financeiro e tesouraria, controladoria e tecnologia da informação. 

  • A companhia busca integrar o mais alto órgão de governança, no que se refere à evolução do negócio, visando ao desenvolvimento sustentável. Em outubro e julho de 2019, ocorreram visitas dos membros do Conselho de Administração às operações de Panambi (RS), e Campo Grande (MS), respectivamente, interagindo diretamente com gestores e especialistas de várias áreas a fim de aprofundar seus conhecimentos. Entre os principais temas e áreas, foram abordados: a trajetória Lean e sua contribuição para o aumento do desempenho geral da organização; a melhoria da ecoeficiência em todos os processos; e a inovação dos produtos, considerando a geração de valor para clientes e a conformidade legal.  

  • O Regimento Interno do Conselho de Administração (CA) prevê avaliação do Conselho e dos Conselheiros (artigo 13.1). Na reunião de 22 de março de 2018, o Conselho de Administração aprovou os modelos de formulários de testes e passou a realizar a “Avaliação do Conselho de Administração” e “Autoavaliação” de cada conselheiro.

  • Cabe ao CA avaliar a exposição da companhia aos riscos e à eficácia dos sistemas de gerenciamento de riscos, dos controles internos e do sistema de integridade e conformidade legal. Também responde pela aprovação da política de gestão de riscos, compatível com as estratégias de negócios, para zelar pela transparência no relacionamento com todas as partes interessadas.

    Seguindo as melhores práticas de governança, em 2019, foi criado o Comitê Estratégico de Compliance e Governança, para dar suporte ao Conselho de Administração. Entre as suas atribuições está a verificação periódica sobre o desenvolvimento de auditoria interna e de gerenciamento de riscos. Veja mais em Compliance e Gestão de Riscos

  • A Companhia realizou todos os atos societários sem necessidade de postergação, até o momento, devido aos efeitos da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. A Assembleia Geral Ordinária foi realizada na sede da Kelper Weber S/A, em São Paulo, SP, no dia 16 de abril de 2020. O quórum foi de 78,48% dos acionistas detentores de ações ordinárias da companhia, sendo a maior parte por boletim de voto a distância.

    Os membros do Conselho de Administração mantiveram as reuniões, de forma remota, e intensificaram o acompanhamento para apoiar as ações da companhia. O CA passou a receber um reporte semanal do Comitê Executivo de Crise, assim como tem realizado reuniões com a Diretoria Executiva para definir estratégias de enfrentamento à crise e alinhar as diretrizes da Kepler Weber. Até a publicação deste relatório não houve necessidade de revisão de nenhuma política de riscos.

Diretoria Executiva GRI 102-26

Atualmente a Diretoria Executiva é composta por dois diretores estatutários, número mínimo previsto no Estatuto Social. Compete à Diretoria a administração geral da companhia, bem como sua representação legal em todos os atos da vida civil e comercial. Entre as atribuições e responsabilidades previstas estão: administração e gestão dos negócios, de acordo com as suas atribuições; implementação das orientações do Conselho de Administração; e dar cumprimento à Lei, ao presente Estatuto, e ao Regimento Interno quando aprovado pelo Conselho de Administração ou pela Diretoria. Na Kepler Weber, a missão e os valores da companhia foram aprovados por esta instância.

Os diretores são eleitos pelo CA com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. O órgão também designa o Diretor que terá as funções de relacionamento com os investidores. Anualmente ocorrem avaliações de desempenho, realizadas durante as reuniões do Conselho de Administração. As últimas ocorreram em 20 de março e 17 de junho de 2019.

Diretores CARGO
Piero Abbondi Diretor Presidente e de Relações com Investidores
André Luís Paz Acosta Diretor Administrativo e Financeiro

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal tem caráter permanente, instalado na forma da lei e conta com Regimento Interno. É formado por três membros titulares e seus respectivos suplentes, eleitos na realização da Assembleia Geral Ordinária, na forma do disposto no art. 161, §4º, da Lei 6404/76. Cada membro exerce suas funções pelo prazo vigente da AGO, podendo ser reeleitos. Suas principais responsabilidades são fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas.

Membros do Conselho Fiscal 2019 CARGO
Gracielle Beltrami Hummel Bulhões Garcia Membro efetivo
Rafael Zanon Guerra de Araújo Membro efetivo
Marcio Ferraro Membro efetivo
Aloisio Macário Ferreira de Souza Membro suplente
Wanderlei Rezende de Souza Membro suplente

Membros do Conselho Fiscal 2018 CARGO
Gracielle Beltrami Hummel Bulhões Garcia Membro efetivo
Rafael Zanon Guerra de Araújo Membro efetivo
Marcio Ferraro Membro efetivo
José Carlos Vaz Membro suplente
Aloisio Macário Ferreira de Souza Membro suplente
Luiz de Lima Giacomini
Membro suplente

Conselhos e Comitê Executivo

A Kepler Weber vem investindo em um modelo horizontalizado de estrutura porque acredita que a redução de níveis hierárquicos aproxima as pessoas e fortalece a cultura organizacional. Adicionalmente, tem a capacidade de acelerar a comunicação, contribuindo para intensificar o senso de responsabilidade, de propriedade e de urgência, respostas fundamentais nos pilares da gestão estratégica da Kepler Weber.

Organograma
Related people icon
Conselho de Administração
Related people icon
Conselho Fiscal
Comitê Estratégico de Compliance e Governança Corporativa
Person icon
Diretor Presidente Piero Abbondi
Money icon
Diretor Administrativo Financeiro André Luiz Paz Acosta
Handshake icon
Superintendente Comercial João Tadeu Franco Vino
Fabric icon
Gerente Executivo Industrial & Produto Fabiano Schneider
Chart in slide icon
Gerente de Implantação & Aplicação de Projetos Diego Wenningkamp
Chart icon
Gerente Jurídico, Governança & Compliance Karine Olczevski
Group of people icon
Gerente Gente & Gestão Misiara de Alcantara