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TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

GRI 103-1, 103,2, 103-3, 404-1

A Kepler Weber vem ampliando o processo de desenvolvimento para além do público interno e, gradativamente, começa a incluir toda sua cadeia de valor com o propósito de promover um alinhamento da visão estratégica. Entre as ações para o público externo, destacam-se os encontros anuais realizados para fornecedores e parceiros de negócio, abordando temas relacionados às diretrizes e ao modelo de geração de valor da companhia. Já os clientes, contam com um pilar específico de treinamentos envolvendo módulos teóricos, para atualização permanente de operadores. Também são oferecidos módulos práticos, realizados na propriedade dos clientes. São módulos customizáveis e contam com certificados a fim de garantir o aprimoramento contínuo.

O PDEK – Programa de Desenvolvimento de Empreiteiras Kepler, lançado em 2019, faz parte do esforço para qualificar os profissionais terceirizados que realizam a montagem dos projetos da Kepler Weber, a fim de melhorar a experiência dos clientes com a marca. Veja mais sobre o PDEK em Inclusão na Cadeia de Fornecedores

No tocante ao público interno, a Kepler Weber reconhece nas lideranças um papel essencial para implementar suas políticas de desenvolvimento. Por meio delas, identifica talentos, aprimora os processos de formação das equipes e, também, faz chegar rapidamente às bases suas diretrizes estratégicas.

Liderança na KW

Em 2019, as ações de desenvolvimento para os públicos em nível de gestão foram intensificadas. As questões tratadas envolveram tanto os aspectos comportamentais quanto os de estratégia e visão sobre a preparação de sucessores. Os gestores atuam como mentores e têm um importante papel no desenvolvimento das carreiras de seus liderados. Entre as lideranças, a média foi de 89,70 horas de treinamento. Para 2020, o trabalho de fortalecimento com lideranças também segue como uma das prioridades.

 

  • Entre 2018 e 2019 houve um aumento de 11%, na média de horas de treinamento (média total), alcançando 47,66 horas/colaborador. Este resultado é considerado positivo, mas a companhia busca a, somando todos os treinamentos. Para 2020, o foco é intensificar o uso de capacitações online já disponíveis 24 horas por dia, o que deverá refletir no aumento geral deste indicador. 

    O plano de aprendizado visa ao longo prazo, sendo elaborado a partir das necessidades de desenvolvimento das competências, considerando o atendimento aos requisitos legais e as estratégias de negócio.  São identificadas por duas fontes: o Levantamento de Necessidades de Treinamento de cada área e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) em conjunto com a Estratégia organizacional.

    Gerações

    Outra meta para 2020 é fomentar o compartilhamento de conhecimento gerado dentro da própria Kepler Weber. Para isso, a companhia conta com o seu quadro qualificado de colaboradores envolvidos em processos de pesquisa e inovação. O planejamento prevê a realização de workshops, vídeos e encontros, fomentando a multiplicação do conhecimento interno. Desta forma valoriza e potencializa os talentos.

  • Os colaboradores têm acesso a uma plataforma online de aprendizado, desenvolvida com base nos norteadores estratégicos e nas competências da Kepler Weber. Neste ambiente digital e acessível 24 horas por dia, contam com uma gama completa de treinamentos. Pela facilidade de acesso e diversidade de conteúdos, a companhia acredita no potencial deste formato nas políticas de treinamento. Além disso, continuará a oferecer oportunidades de cursos e eventos externos quando identificadas as demandas.

  • Criar e manter o hábito de ler é uma fonte de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Com o objetivo de valorizar a leitura, por meio de parceria, foi criada uma biblioteca interna na unidade de Campo Grande (MS). Na cidade de Panambi (RS), os colaboradores têm acesso à biblioteca do Sesi.

GRI 404 TREINAMENTO E EDUCAÇÃO
GRI 404-1 Média de horas de treinamento, por ano, por empregado
404-1a. Média de horas de treinamento de funcionários (colaboradores) realizados durante o período de relacionamento por gênero
  2017 2018 2019
Eu. Gênero Número total de empregados Horas de treinamento Média de horas de treinamento Número total de empregados Horas de treinamento Média de horas de treinamento Número total de empregados Horas de treinamento Média de horas de treinamento
Homens 1.129 47.549,75 42,12 952 35.227,00 37,00 957 46.425,60 48,51
Mulheres 219 6.755,53 30,85 178 5.735,50 32,22 189 8.192,76 43,35
Total 1.348 54.305,28 40,29 1.130 40.962,50 36,25 1,146 54.618,36 47,66
 
404-1b. Média de horas de treinamento de funcionários (colaboradores) realizados durante o período de relacionamento por categoria funcional
  2017 2018 2019
ii. Categoria funcional Número total de empregados Horas de treinamento Média de horas de treinamento Número total de empregados Horas de treinamento Média de horas de treinamento Número total de empregados Horas de treinamento Média de horas de treinamento
Liderança 93 3.328,91 35,79 77 3.416,39 44,37 88 7.893,44 89,70
Operacional 915 42.865,61 46,85 750 31.604,93 42,14 767 37.380,06 48,74
Administrativo 340 8.110,48 23,85 303 5.941,68 19,61 291 9.344,50 32,11
Total 1.348 54.305,00 40,29 1.130 40.963,00 36,25 1,146 54.618,00 47,66